0 Dublado ou legendado? Qual a melhor opção para assistir filmes?

Filme legendado

Com a proliferação dos filmes dublados, o programa Metropolis propôs a retomada de uma velha polêmica: Qual a melhor opção para assistir filmes? Dublado ou legendado? A partir do mote, a reportagem explora um pouco do mercado da dublagem no Brasil.

A tese em que se baseia o programa da TV Cultura é a de o aumento significativo do número de exibições de filmes dublados nos cinemas brasileiros indicaria uma preferência dos brasileiros por esse tipo de exibição.

Pessoalmente não vejo dificuldade em aproveitar um filme dublado, principalmente na televisão. Muitas vezes já fui ao cinema curtir uma cópia dublada, como no recente "As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada".

Mas quando posso escolher, opto sempre pelo legendado. É como bem disse Isabela Boscov na reportagem: a dublagem mutila o filme. Qualquer coisa posta sobre a deficiência é prótese. E próteses não passam de emuladores do original.

Por outro lado, não sou xiita. Caso o fosse, não aceitaria a legenda, pois essa também emula a verdade. Livros e tantas outros trabalhos traduzidos são a mesma coisa. Tudo contado por essa espécie de "telefone sem fio cultural", gera distorção. Por isso, prefiro não ser xiita.

Veja a reportagem:

Comentários
0 Comentários

Leave a Reply